(11) 3277-6627 (11) 94537-0416
LogotipoLogotipo

Cardápio

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Alimentar-se de forma saudável é essencial para o desenvolvimento integral de todos os indivíduos. A Educação Alimentar e Nutricional hoje nas escolas é considerado um ponto de grande relevância; uma vez que a maioria das crianças estuda em período integral. As escolas de um modo geral são um espaço privilegiado, pois acompanha as diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, etapa em que começam a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida.

A escola possui o papel de ofertar a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, observando o tempo em que elas estão naquele espaço. Outro ponto a ser de ofertado são as ações capazes de introduzir novos alimentos e fazer com que as crianças conheçam novos alimentos.

Quanto aos nutrientes, o profissional responsável, coloca uma alimentação saudável composta essencialmente por alimentos in natura, como arroz, feijão, frutas, hortaliças, ou minimamente processados, como carnes já cortadas.

Nas diferentes fases da vida, encontramos uma demanda energética e nutricional diferente. Na infância, quando acontece a formação e o crescimento, uma alimentação balanceada é essencial para o organismo. A criança deve receber nesta fase, orientação para uma alimentação adequada e comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. O consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional não deve ser estimulado.

O importante é lembrar que uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde.

Ana Carolina Perini Manfré
Nutricionista


Imagem ilustrativa de vários legumes e frutas - Cardápio - Escola Infantil Brincando e Aprendendo